Categorias
Notícias

Entrevista com o arquiteto Dion Moult, criador do BlenderBIM

No começo de setembro, o arquiteto e criador do BlenderBIM, chamado Dion Moult, concedeu uma entrevista para o também arquiteto Dimitar Pouchnikov. A entrevista abordou o desenvolvimento da solução BIM para o Blender e o atual estado do projeto. A motivação da entrevista foi o lançamento da versão atualizada do BlenderBIM nos primeiros dias do mês, que trouxe uma boa quantidade de novidades e recursos para complemento do Blender.

A entrevista está disponível no YouTube, toda conduzida em inglês. Caso tenha interesse em acompanhar, o YouTube adicionou legendas em português. Como o vídeo tem mais de uma hora de duração, e já o assistimos no Solare, preparamos um resumo com os principais pontos da conversa. Aqui está um resumo dos pontos-chave do vídeo:

  • O BlenderBIM é uma plataforma BIM open source que permite a criação nativa de IFC. Ele tem como objetivo permitir o fluxo de trabalho completo de AEC – desde o design até a construção e operações – usando o padrão de dados aberto IFC.
  • O BlenderBIM começou fornecendo capacidades de importação/exportação IFC, mas mudou para suporte IFC nativo direto, o que evita problemas de tradução de dados. Agora é uma das principais plataformas IFC nativas.
  • O IFC é como o HTML para construções, fornecendo uma maneira padronizada de estruturar os dados do edifício. O BlenderBIM expõe os dados e relacionamentos IFC diretamente em sua interface.
  • O BlenderBIM suporta muitos fluxos de trabalho de AEC, como modelagem, análise de energia, desenhos, levantamentos de quantidade, agendamento de construção, etc. O objetivo é uma solução BIM aberta completa.
  • O BlenderBIM é usado por indivíduos e empresas em projetos reais, mas ainda está em desenvolvimento. A comunidade está crescendo com mais colaboradores e patrocinadores.
  • Os principais recursos incluem ferramentas de modelagem, geração de documentação, marcação de objeto e quantidades, e suporte a dados não geométricos, como cronogramas. O objetivo é tornar os fluxos de trabalho comuns fáceis e padronizados.
  • O BlenderBIM ajuda a aprender e usar o IFC através da interação direta. Tutoriais e fóruns da comunidade estão disponíveis para iniciantes. Ele pode lidar com projetos residenciais/comerciais, mas ainda precisa de mais desenvolvimento e documentação para aplicação em projetos médios e grandes.

Estamos preparando um curso de BlenderBIM no Solare, mas você já pode aproveitar o curso de Blender para arquitetura, que é o passo inicial. Você precisa saber o básico do Blender para conseguir usar o BlenderBIM. O curso de Blender para arquitetura é totalmente gratuito e está disponível como uma lista de reprodução no YouTube.

Deixe uma resposta