O que é software livre
Segundo a Free Software Foundation, o software livre é aquele que respeita a liberdade e o senso de comunidade dos usuários. Isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros.
- A liberdade de modificar e aperfeiçoar o programa, distribuindo-o. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de se beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Por que precisamos de softwares livres?
As ferramentas computacionais se tornaram requisitos essenciais à prática profissional de arquitetura, urbanismo e engenharia. Como todo instrumento, os sistemas informacionais acabam por condicionar o método de trabalho e o produto entregue. Condicionam o profissional, portanto, de acordo com os desígnios das grandes corporações de internet, software (programas) e hardware (máquinas). Acreditamos que os profissionais devem tomar em suas mãos, como coletividade, os desígnios e orientações técnicas, culturais e políticas que direcionam seu próprio trabalho.
Além disso, altos custos dos computadores, seus periféricos e dos programas acabam, hoje, por representar entraves à entrada e permanência de profissionais no mercado de trabalho, aumentando significativamente o custeio e consequentemente o preço final de seus serviços.