Categorias
Softwares

Residência unifamiliar com software livre

Um dos objetivos do Solare é fomentar o uso do software livre em projetos de arquitetura e engenharia, por meio da divulgação de material de treinamento e recursos que facilitem o aprendizado desses softwares. Mas algumas vezes é mais interessante mostrar exemplos de projetos criados com essas ferramentas do que compartilhar tutoriais.

Você já viu projetos desenvolvidos com software livre? Hoje compartilhamos um projeto divulgado nos fóruns da Open-Source Architecture Community (OSArch.org) – a maior comunidade de arquitetos voltados para software livre no mundo.

A obra foi compartilhada pelo usuário espanhol Alfred. É um projeto de residência unifamiliar desenvolvido totalmente com software livre. Para conseguir chegar no resultado final ele usou cinco ferramentas de código aberto:

  1. Krita – Esboço inicial do layout
  2. FreeCAD – Design principal
  3. QCAD – Desenho técnico
  4. Blender – Renders e visualização
  5. Gimp – Edição de imagens finais

Esse tipo de projeto mostra como é perfeitamente viável trabalhar com um fluxo de produção voltado para o software livre. Desde os primeiros passos com o uso do Krita, em que o arquiteto pode desenhar de maneira livre como se fosse uma ilustração.

Depois é possível partir para a criação dos modelos 3D usando ferramentas BIM no FreeCAD, passando o projeto para o Blender. Ali faz-se a modelagem 3D e renderização – fundamental em projetos de arquitetura, pois permite fazer a validação do design com precisão. As imagens são editadas e aperfeiçoadas com o uso do Gimp.

A apresentação final do projeto e criação de toda a documentação é feita no QCAD. Nesse ponto o autor aproveita os recursos de CAD do software para criar toda a parte técnica:

  • Plantas
  • Elevações
  • Cortes

Isso é o básico necessário para conseguir seguir com o projeto e autorizar o mesmo nas instâncias necessárias. Se fossemos trazer esse exemplo para o nosso contexto, seria o que faríamos para fazer a aprovação do projeto em órgãos como prefeituras.

Software livre para desenvolver projetos

O exemplo indicado nesse artigo é apenas uma amostra do que é possível fazer quando integramos diferentes softwares. Todos compartilham os mesmos princípios de serem abertos e gratuitos. Qualquer pessoa pode fazer o download deles e começar a desenvolver projetos. É uma maneira incrível de começar a colocar suas idéias em prática, e ao mesmo tempo ter acesso irrestrito à documentação do projeto.

Depois de ver todos os passos desse projeto de residência unifamiliar, o próximo passo é fazer o download dos softwares. Siga o exemplo desse projeto, e comece a transferir seu fluxo de trabalho para um ambiente que usa apenas softwares livres.

Deixe uma resposta