Categorias
Notícias

Resort de luxo desenvolvido com software livre?

Quando começamos a falar sobre o uso de software livre em projetos de arquitetura e engenharia, muitos profissionais acabam duvidando da capacidade dessas ferramentas em oferecer recursos para tarefas críticas. Alguns escritórios e profissionais acabam com a impressão de que apenas soluções proprietárias podem ajudar na concepção e desenvolvimento de projetos de larga escala ou maior complexidade.

O escritório de arquitetura HAG Architekci demonstrou que é possível usar essas ferramentas em obras de vulto, e delegou para o artista Artur Szóstakowski o desenvolvimento das unidades residenciais de um resort de luxo. O artista fez uso exclusivo de software livre para criar a visualização e peças de marketing do Mystique Residences & Resort. O hotel fica em Zanzibar – um destino turístico popular na costa da Tanzânia.

Um dos pontos que chama a atenção no desenvolvimento desse trabalho é a qualidade do material gerado e riqueza de detalhes. O artista fez uso especificamente do Blender para desenvolver esse projeto. Além do Blender para gerar as imagens, o artista também aproveitou diversos Add-ons, ou plugins, do Blender desenvolvidos em Python para acelerar a produção.

O Blender se mostra uma ferramenta versátil na produção e desenvolvimento de projetos em arquitetura com opções para ajudar tanto no desenvolvimento estrutural e conceitos de projetos, como também na divulgação.

Você pode começar o desenvolvimento do projeto usando recursos como o BlenderBIM, e depois aproveitar esse mesmo modelo 3D e fazer visualizações realísticas do projeto para fins de marketing. Tudo isso na mesma plataforma.

Como o Blender ajudou no desenvolvimento desse projeto?

O processo de criação envolve o recebimento de referências como desenhos técnicos ou modelos 3D. Com base nessas informações, o artista gera a estrutura 3D no Blender para:

  1. Adicionar materiais e texturas de acordo com as especificações do projeto
  2. Incluir móveis e objetos para atribuir escala e contexto aos ambientes
  3. Configura iluminação usando recursos do Blender Cycles (Renderizador)

Quais Add-ons foram usados? Segundo o próprio artista, os Add-ons usados para gerar essas imagens foram os seguintes:

  • Vegetation: Biblioteca de vegetação e plantas
  • Scatter: Ferramenta para distribuir modelos 3D em superfícies
  • E-Cycles: Renderizador otimizado do Blender

O projeto envolve o uso de vários tipos de plantas e vegetação, e o uso de bibliotecas prontas do Blender torna o desenvolvimento muito rápido. Você pode incluir e distribuir árvores e vegetação prontas com alguns cliques de mouse.

Já o E-Cycles é uma versão modificada do renderizador interno do Blender. Um artista com conhecimento do código-fonte teve a idéia de alterar alguns parâmetros do software para deixar o mesmo mais rápido. Ele faz a distribuição dessa versão com o nome de E-Cycles, sendo esse renderizador o escolhido para processar essas imagens.

Como parte do nosso planejamento para fomentar o uso de software livre, estamos produzindo um curso gratuito de Blender para arquitetura no Solare. Você pode conferir os nossos cursos visitando o canal Solare no YouTube. Para tirar dúvidas e debater sobre software livre, você também pode visitar o nosso fórum! Faça seu cadastro e participe.

Deixe uma resposta