Categorias
Cursos

Curso de Scribus para arquitetura

Desde o começo de agosto que comentamos no site sobre a sequência de cursos relacionados com software livre e arquitetura, produzidos pelo Solare. Esses cursos são focados na aplicação prática dessas ferramentas em arquitetura, e são uma introdução ao software livre para quem não conhece. Hoje temos orgulho de apresentar o nosso terceiro curso, que é o Scribus para arquitetura. Como fizemos no o Curso de Inkscape para arquitetura  e no Curso de GIMP para arquitetura, você pode assistir aos vídeos e todas as aulas numa playlist de nosso canal do youtube.

A formação é parte do programa de sete cursos gratuitos oferecidos pelo Solare a partir de um acordo entre a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) em que serão abordados sete softwares: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; e QGIS, de geoprocessamento.

Mas, o que é o Scribus e como ele pode ajudar em projetos para arquitetura? O Scribus é uma ferramenta de editoração eletrônica com foto em publicações. Com essa ferramenta você pode criar arquivos que misturam texto e imagens com diversos recursos avançados. Alguns dos seus usos mais comuns envolvem a diagramação de revistas, jornais e material de marketing.

Você pode pode aproveitar os recursos do Scribus para gerar arquivos PDF com riqueza de detalhes e recursos. Seus textos se integram com a parte gráfica, e a gestão de documentos longos é muito fácil. Uma comparação que ajuda a entender o Scribus, é comparar ele com o Adobe InDesign ou Affinity Publisher, que têm funções semelhantes.

O nosso curso está contextualizado para uso em arquitetura com as seguintes aulas:

  • Aula 1 – Introdução ao Scribus: Aprenda a fazer a instalação e a interface do Scribus.
  • Aula 2 – Configurando documentos: As escolhas feitas no início de cada projeto ajudam a determinar o progresso e resultado final. Aqui você conhece os recursos para manipular páginas.
  • Aula 3 – Ferramentas de texto: Um dos pontos fortes do Scribus são as suas ferramentas de texto, e você aprende nessa aula a usar as principais opções.
  • Aula 4 – Extendendo a gestão de textos: Além de alterar os aspectos visuais dos textos, podemos usar o Scribus para gerar sumários e outras configurações avançadas.
  • Aula 5 – Manipulando imagens: Para complementar os textos é necessário adicionar imagens e saber como configurar seus quadros.
  • Aula 6 – Páginas modelo e layouts: Crie padrões de design com páginas modelo.
  • Aula 7 – Gráficos e gestão de cores: Conheça os ajustes de cor disponíveis no Scribus.
  • Aula 8 – Finalizando e exportando arquivos: O último passo em diversos projetos é a exportação para formatos como PDF ou a impressão de documentos.

No total o curso oferece 36 vídeos divididos em 8 aulas que você pode assistir quantas vezes quiser para se familiarizar com a ferramenta. É a sua oportunidade de começar a preparar documentos mais elaborados para apresentar seus projetos.

Esse é mais um curso oferecido pelo Solare, e agora já são três no total:

Você também pode colocar suas dúvidas e sugestões sobre software livre no nosso fórum.

Deixe uma resposta