Categorias
Softwares

Conectando projetos com o Speckle

Um dos desafios em usar softwares (e também os livres) no desenvolvimento de projetos para arquitetura é a transferência de dados. Você acaba precisando lidar com diferentes formatos e ferramentas que muitas vezes não oferecem meios de converter arquivos nos formatos de trabalho — e no caso dos softwares livres em formatos abertos. O cenário ideal seria que todos utilizassem formatos abertos e baseados em texto como DXF, IFC e outros.

Mas infelizmente esse cenário está longe de ser a realidade. O mais comum é precisar converter dados para conseguir gerar novos documentos para projetos.

Por exemplo, você pode receber um arquivo do SketchUp ou Revit que precisa ser trabalhado no Blender. Como fazer para converter ou transferir esses arquivos?

Já comentamos aqui no blog o procedimento para importar arquivos do SketchUp para o Blender, mas é apenas um caso isolado. Nesse tipo de cenário, é interessante utilizar soluções como o Speckle. Essa é uma plataforma que utiliza um software de código aberto.

Com o Speckle é possível instalar um conector em diversos softwares como:

  • Revit
  • AutoCAD
  • Blender
  • QGIS
  • SketchUp
  • Civil 3D
  • ArchiCAD
  • MicroStation

Com esses conectores é possível transferir arquivos entre os softwares sem precisar de formatos intermediários. Por exemplo, ao instalar o conector no Revit é possível mandar o projeto para o Blender sem precisar de formatos intermediários.

Como funciona o Speckle? O software é baseado em um sistema que funciona em servidores. Você pode fazer o download do código-fonte e instalar em servidores próprios sem custo algo. Esse é o recurso ideal para escritórios ou entidades que precisem de interoperabilidade frequente entre softwares.

Podemos simular a integração entre um projeto desenvolvido no Revit com o Blender usando o Speckle da seguinte forma:

  1. No Revit: Usando o conector você envia o projeto para o Blender.
  2. No Sevidor do Speckle: Os dados são recebidos e convertidos.
  3. No Blender: O conector recebe as informações do servidor e exibe o modelo 3D de maneira nativa.

O ponto crítico do processo é o servidor que precisa fazer o trabalho de conversão.

No Revit você tem um painel para enviar e receber dados.

Se você não precisa de um servidor dedicado, é possível criar uma conta gratuita no site do Speckle que permite fazer o envio dos dados entre todos os conectores. A desvantagem em usar o serviço gratuito do Speckle é a limitação na quantidade de arquivos processados ao mesmo tempo.

Ao instalar o Speckle no Blender, um painel fica disponível na barra lateral. Esse painel permite enviar e receber dados.

O Speckle funciona em um modelo semelhante ao que temos no WordPress para publicação de conteúdo. É a solução ideal para enviar e receber dados em softwares utilizados no desenvolvimento de projetos para arquitetura e engenharia.

Deixe uma resposta