Categorias
Notícias

Quando usar o QCAD professional?

Na semana passada o Solare lançou mais um dos seus cursos gratuitos voltados para quem trabalha no desenvolvimento de projetos em arquitetura e engenharia. Você já pode conferir o curso de QCAD para arquitetura no nosso canal do YouTube.

O QCAD é um software excelente para desenho técnico e foi esse um dos motivos pelos quais escolhemos produzir um curso usando ele como tema principal. Mas, apesar de ser software livre e gratuito, as pessoas que começam a usar o QCAD pela primeira vez podem ficar confusas com a forma de apresentação do software.

Assim que você visita o site do QCAD e tenta fazer o download do software, surge a opção fazer o download de um Trial que funciona apenas por um período determinado de tempo. Esse download inicial é para o QCAD professional. Essa versão do software é paga e possui partes que não são de código aberto.

No que se refere ao QCAD, estão disponíveis para download duas versões:

  • QCAD Profissional (Professional)
  • QCAD versão da comunidade (Community Edition)

A versão da comunidade é gratuita e de código aberto, e sem nenhuma restrição de uso.

Para conseguir a versão da comunidade, você precisa instalar o QCAD professional e seguir as instruções do próprio QCAD para excluir determinados arquivos na pasta em que o QCAD foi instalado. Sem esses arquivos, o software abre na versão da comunidade. Isso é explicado e demonstrado no curso de QCAD para arquitetura do Solare.

Vale a pena usar o QCAD professional?

A resposta para essa pergunta vai depender da necessidade em usar algum dos diferenciais da versão profissional. Em resumo, podemos listar algumas das vantagens em usar essa versão:

  1. Possibilidade de ler e gravar arquivos DWG
  2. Usar ferramentas adicionais para editar desenhos
  3. Opções extras na criação de pranchas para impressão ou exportação em PDF

Por exemplo, a versão da comunidade salva e grava arquivos em formato DXF. Se você quer ou precisa de arquivos DWG, a migração para a versão profissional é indicada. Os recursos extras são ótimos, mas a ausência deles não inviabiliza o uso do QCAD. Por exemplo, ao utilizar a versão profissional temos mais opções para converter e editar polilinhas.

Além de tudo isso, você também vai contribuir diretamente com a manutenção e desenvolvimento futuro do QCAD.

Com a versão da comunidade, você criar qualquer projeto sem a necessidade prática da profissional. A única característica que faz a versão profissional indispensável é a possibilidade de editar arquivos DWG.

Deixe uma resposta