Categorias
Softwares

Planejamento urbano usando geoprocessamento no Blender

Quando pensamos em software livre para desenvolvimento de projetos em arquitetura, é muito comum associar os recursos com desenho em CAD ou modelagem 3D. Mas, o campo de trabalho de arquitetos se extende para áreas como planejamento urbano e geoprocessamento.

Um dos softwares livres que acaba de receber uma extensão dedicada para trabalhar com geoprocessamento é o Blender. Chama-se Mega-polis, e você já pode fazer o download!

O Mega-Polis é um Add-on do Blender que funciona como uma extensão . É necessário usar Também outra ferramenta chamada Sverchok: um software transforma o Blender em uma poderosa plataforma de modelagem paramétrica semelhante ao Grasshopper.

Quando instalamos o Mega-polis junto com o Sverchok, o Blender se transforma em uma poderosa plataforma de geoprocessamento capaz de importar informações e gerar relatórios.

Com o Mega-polis você pode:

  1. Importar informações de fontes externas
  2. Analisar os dados
  3. Gerar e extrair relatórios
  4. Visualizar as informações

Entre as vantagens de usar o Blender com o Mega-polis, está a possibilidade de integrar o geoprocessamento no seu projeto de visualização. É possível gerar animações e outros recursos visuais para apresentar projetos de urbanismo de maneira única.

Quer começar a trabalhar com geoprocessamento usando um software dedicado a essa tarefa? O Solare recentemente publicou o Curso introdutório de QGIS para planejamento territorial e ambiental. No curso você aprende a usar o QGIS, que é um software livre dedicado ao geoprocessamento. O material é voltado para iniciantes, e possui até mesmo um módulo introdutório ao geoprocessamento que explica em detalhes alguns conceitos fundamentais como shapefiles.

É possível trabalhar com planejamento usando softwares livres! Confira nosso curso e o Mega-Polis!

Deixe uma resposta