O uso de software livre no desenvolvimento de projetos para arquitetura apresenta diversas vantagens. Você tem controle sobre o seu conteúdo e liberdade criativa. Ao utilizar esses softwares você tem benefícios como a liberdade para escolher como armazenar seus designs e a garantia de que seu trabalho não será refém de uma assinatura ou licença.
Outro aspecto dos softwares livres que acaba atraindo muitos profissionais é o seu custo. Os softwares são compartilhados de maneira gratuita com livre acesso ao código-fonte.
A distribuição do software pode ser gratuita para o usuário final, mas existe muito trabalho sendo desenvolvido em cada ferramenta para garantir que você possa fazer uso dos recursos de maneira gratuita. Existe uma frase que traduz bem o que isso significa:
O software é gratuito para usar, mas não é gratuito para manter e desenvolver
Cada uma das fundações ou entidades responsáveis por coordenar o desenvolvimento dos softwares, acaba procurando formas de financiar o desenvolvimento. Seja com doações ou venda de serviços.
Uma das fundações que está recebendo uma quantidade considerável de apoio corporativo é a Fundação Blender. Como o software é usado para fazer testes de hardware e fornecer gráficos para jogos e aplicativos, a lista de patrocinadores do Blender é considerável. Temos empresas como Apple, NVIDIA, Intel, AMD e outras fazendo contribuições anuais para o desenvolvimento do Blender.
Outros softwares acabam não tendo a mesma visibilidade e recebem uma quantidade menor de recursos. É o caso do QGIS, que está com uma campanha de financiamento coletivo para aumentar o número de contribuições mensais. O objetivo é manter o software evoluindo e melhorar em áreas que recebem pouca atenção no software.
Quer um exemplo do que pode ser melhorado com mais contribuições? A documentação do QGIS está no topo da lista, assim como atualizações mais frequentes. Se você faz uso do QGIS no seu trabalho, até mesmo contribuições individuais ajudam o projeto.
Isso significa que o QGIS vai passar a ser pago? Pelo contrário! A campanha busca contribuições voluntárias. Se você não puder, ou quiser, pode continuar usando o software sem nenhuma restrição.
Quer ajudar o QGIS? A campanha está disponível até o final de Março-2023.
Quer aprender a usar o QGIS e Blender? No Solare você encontra dois cursos dedicados aos dois softwares com foco em arquitetura:
- Curso introdutório de QGIS para planejamento territorial e ambiental
- Curso de Blender para arquitetura
Ambos estão disponíveis no nosso canal do YouTube e todos os vídeos são gratuitos!
Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).