Quando começamos a utilizar softwares livres, como o Blender, para desenvolver projetos em arquitetura, é natural buscar aplicações e funcionalidades da ferramenta em diversas áreas. Efetivamente, além de sua aplicação para visualização e marketing, o Blender pode ter sua utilização estendida para várias outras finalidades.
Já imaginou utilizar o Blender para design de interiores, montando cozinhas e móveis com componentes pré-fabricados? Essa é a prática de milhares de lojas especializadas em móveis planejados por todo o país usando o Promob.
Se você tem interesse nesse tipo de projeto, vale a pena conhecer o Home Builder para o Blender. É uma inciativa que tem potencial para ser uma alternativa ao Promob, um software muito usado em empresas de móveis planejados.

Trata-se de um complemento para o Blender, criado pelo desenvolvedor Andrew Peel. Com o Home Builder, é possível registrar blocos paramétricos e criar layouts completos para cozinhas e outros ambientes utilizando esses blocos.
Andrew Peel recentemente anunciou que a próxima versão do Home Builder está disponível em versão Beta para download. Interessados podem baixar o Home Builder e explorar suas funcionalidades. Um ponto a se destacar em relação às ferramentas é:
- O complemento Home Builder é gratuito;
- Os modelos 3D paramétricos não acompanham o complemento;
- Você precisa criar os seus modelos 3D com os blocos.
Com o conjunto adequado de blocos, o processo de design de interiores no Blender pode ser significativamente acelerado. É viável adicionar e ajustar blocos paramétricos com alto grau de precisão.
Seria o Home Builder uma alternativa viável ao Promob quando combinado com o Blender? Ainda há aspectos que o Home Builder não aborda, como a geração de relatórios e listas de materiais. Esse tipo de recurso fornece uma perspectiva mais clara dos custos associados a cada design.
O Home Builder passa por atualizações frequentes e pode, no futuro, incorporar esses recursos, consolidando-se como uma alternativa robusta ao Promob.