A próxima versão do Blender, acaba de entrar na fase beta. Esse estágio fundamental no desenvolvimento de software abre portas para usuários e entusiastas testarem, encontrarem e reportarem problemas, proporcionando melhorias essenciais antes do lançamento da versão final.
Ao entrar na fase beta, o Blender 4.0 está usando um dos maiores benefícios de ser um software de código aberto. A equipe de desenvolvimento solicita que os usuários testem o software, relatem problemas encontrados para que possam ser corrigidos a tempo do lançamento da versão final, previsto para meados de novembro ou dezembro.
Uma nova ferramenta adicionada na versão 4.0 promete fazer grande diferença para quem usa o Blender em arquitetura. O recurso, chamado Snap Base, vai aprimorar o snap do Blender, tornando-o muito semelhante ao snap de um software de CAD tradicional.
No Blender atual, o snap tenta adivinhar os pontos de origem e destino baseando-se em variados fatores, como a distância do cursor do mouse para o objeto. Isso pode ser útil em várias situações, mas muitas vezes dificulta a modelagem com precisão necessária na arquitetura. Isso acontece principalmente em transformações (mover, rotacionar e escalonar).
Com o Snap Base, durante qualquer tipo de transformação no Blender, ao pressionar a tecla B no teclado, o usuário poderá transformar o snap do Blender num snap semelhante ao de um software de CAD. Isso permite escolher um ponto de origem e um ponto de destino com precisão, facilitando a modelagem de paredes e o posicionamento de móveis e objetos com muito mais exatidão.

Em resumo, o Blender 4.0 promete ser um divisor de águas para profissionais de arquitetura que usam ou pretendem usar o software em seus projetos. Com o novo recurso Snap Base, a modelagem com precisão será mais fácil, aproximando o Blender dos softwares de CAD tradicionais no que diz respeito ao snap.
Antes da versão 4.0 era necessário instalar um complemento chamado CAD Transform, que é gratuito. Agora teremos o recurso de maneira nativa.
Para aqueles que estão ansiosos para começar a usar o Blender agora mesmo, está disponível um curso de Blender para arquitetura em forma de playlist no YouTube. Além disso, aqueles interessados em software de CAD de código aberto podem explorar o curso de QCAD para arquitetura, uma ferramenta poderosa para desenho técnico.