Categorias
Notícias

Blender adiciona ferramenta de nós para modelagem paramétrica

A versão 4.0 do Blender apresenta diversas novidades relacionadas com a modelagem 3D, e o maior destaque fica para a modelagem paramétrica usando nós. O recurso já existia dentro do software no editor chamado Geometry Nodes, mas agora sua abrangência relacionada à modelagem foi expandida de maneira significativa.

Como funciona esse tipo de modelagem? O processo envolve criar nós, que são pequenos blocos de informação, em formato de fluxograma. A informação segue um caminho horizontal da esquerda para a direita, até chegar ao resultado final.

Quer um exemplo? Veja esse sistema de nós.

Observe que o fluxo de informações começa com um nó chamado Group Input e termina no Group Output. Todo o processamento de informações acontece entre esses dois blocos.

O que esse bloco de nós faz? Como ele pode ajudar na modelagem 3D para arquitetura?

Esse grupo de blocos, em particular, cria algo que é trabalhoso para gerar em modelos 3D. Você consegue adicionar modelos de corrimão ou guarda-corpo já com os respectivos suportes. Basta selecionar uma sequência de arestas para conseguir adicionar o objeto 3D de maneira automática.

Aqui está um vídeo demonstrando a modelagem e ajuste desse corrimão em uma superfície.

Observe no vídeo como o corrimão se adapta à superfície e borda do modelo 3D, que poderia ser uma laje ou mezanino. A melhor parte do processo é que o recurso se adapta a qualquer situação. Caso seja necessário fazer modificações, basta atualizar o modelo 3D para que o corrimão seja gerado novamente com um novo layout.

Para conseguir usar esse recurso na modelagem para arquitetura, o primeiro passo é conhecer o Blender. No Solare, temos um curso de Blender para arquitetura gratuito. Esse curso apresenta os conceitos básicos necessários para usar o Blender nos seus projetos. Ele não aborda o uso de nós para modelagem, mas você aprende a usar o recurso na criação de materiais.

Deixe uma resposta