Categorias
Softwares

BlenderBIM: restaurante e muitos outros projetos disponibilizados online

No Solare, quando discutimos o desenvolvimento de projetos de arquitetura utilizando software livre, usando ferramentas como Blender, QCAD e FreeCAD, que possuem código-fonte aberto. Entretanto, isso não implica necessariamente na partilha dos arquivos fonte dos projetos, uma prática que muitos arquitetos preferem não adotar, mesmo quando solicitados por seus clientes.

Contudo, há profissionais que vão além e adotam uma filosofia de transparência total, não apenas no uso de softwares de código aberto, mas também no desenvolvimento de seus projetos. Um exemplo notável é o estúdio americano Opening Design, liderado pelo arquiteto Ryan Schultz. Schultz é um entusiasta do BlenderBIM e do uso de software livre em arquitetura, e seu estúdio se destaca pelo compartilhamento aberto de todo o processo de design dos seus projetos.

Recentemente, o estúdio finalizou o projeto de um restaurante, desenvolvido com o BlenderBIM. Seguindo essa filosofia aberta, todos os arquivos usados no desenvolvimento do projeto estão disponíveis para download. Isso inclui não apenas os arquivos do Blender, mas também os arquivos IFC, englobando todos os aspectos do BIM. Além disso, estão disponíveis para download as plantas baixas e desenhos técnicos, todos em SVG, seguindo a filosofia de software livre.

No Git, onde o estúdio compartilha seu trabalho, é possível encontrar detalhes como planilhas de gastos e orçamentos, e a documentação técnica completa do projeto do restaurante. Essa abordagem representa um recurso valioso para aqueles interessados em trabalhar ou começar a usar o Blender e o BlenderBIM.

Além deste projeto específico, acessando a raiz da pasta Git do Opening Design, os interessados podem explorar o histórico completo de desenvolvimento de projetos utilizando o Blender BIM, oferecendo uma visão abrangente e detalhada da aplicação prática dessas ferramentas em projetos reais de arquitetura.

No Solare ainda não temos um curso específico sobre o BlenderBIM, mas você já pode conhecer o Blender. Com o curso de Blender para arquitetura você aprende o software para arquitetura, facilitando uma potencial migração para o BlenderBIM.

Deixe uma resposta