Categorias
Notícias

BIM e eficiência energética: mais softwares livres para arquitetura e engenharia

Assim que você decide migrar para o software livre e adotar essas ferramentas como parte da sua plataforma de produção, a questão mais imediata é; quais softwares usar? Você provavelmente já trabalha com alguns nomes conhecidos para fazer modelagem 3D, edição de imagens e outras tarefas corriqueiras. Aqui no Solare temos uma lista com diversas opções de softwares livres organizados por área.

Essa lista foi criada já faz um tempo, mas continua atualizada e com a maioria dos recursos relevantes. Por exemplo, se você quiser fazer modelagem 3D as melhores opções continuam sendo o FreeCAD e Blender. Para fazer edição de imagens, o GIMP é a melhor alternativa. Para CAD 2D, o QCAD é a ferramenta mais robusta. Para edição de vetores e diagramação, há o Inkscape e o Scribus. Para geoprocessamento, diversos órgãos públicos já adotam o QGIS.

Além dos itens presentes nessa lista, ainda podemos adicionar outros softwares que surgiram depois como extensões ou complementos dessas ferramentas.

BIM e eficiência energética

Uma demanda crescente em projetos de arquitetura hoje é a combinação de desenvolvimento usando BIM e também projetos que envolvam maior eficiência energética.

Você sabia que existem opções de código aberto para análise ambiental de projetos? Alguns deles são obra de estudos acadêmicos e outros iniciativas de agências governamentais. Para complementar a lista compartilhada pelo Solare, podemos incluir os seguintes softwares:

  • Radiance: Software especializado na simulação e análise de iluminação (Natural e artificial)
  • EnergyPlus: Eficiência energética geral de edificações com dezenas de gráficos e informações sobre projetos.
  • BlenderBIM: Desenvolvimento de projetos usando BIM dentro do Blender. É um Add-on para o Blender que cria arquivos no formato IFC.
  • IfcOpenShell: Formato aberto usado para descrever elementos construtivos. Um dos pilares para a criação de ferramentas BIM de código aberto.
  • IFC.js: Iniciativa de um arquiteto que criou uma ferramenta para ler e publicar arquivos IFC na web. Você pode publicar projetos BIM direto para uma página web com opções de navegação.

Ainda podemos adicionar outras opções que estão ainda em desenvolvimento como o incrível V-Suite para o Blender, que tenta agregar ferramentas como o Radiance e outras dentro do software. Mas, o autor do projeto ainda está trabalhando para deixar a ferramenta estável e compatível com as últimas versões do Blender.

O V-Suite é uma das promessas para trabalhar com análise ambiental dentro do Blender em projetos de arquitetura.

Essas são algumas opções adicionais de softwares livres que podem ajudar na criação de projetos em arquitetura completos, inclusive com análise ambiental e energética avançada. Esse é o tipo de diferencial que pode transformar seus projetos.

Deixe uma resposta