Categorias
Softwares

GIMP prepara suporte para CMYK

Com o GIMP é possível editar e manipular imagens com uma grande quantidade de ferramentas e liberdade criativa. Você pode criar os mais variados tipos de projetos, mas dependendo do formato escolhido para divulgação desse material, é necessário fazer algumas adaptações. Um dos aspectos do GIMP que precisa de melhorias, é o suporte ao padrão de cor CMYK.

Ao longo da sua existência, os artistas e usuários do GIMP sempre precisaram fazer adaptações nos projetos que tinham como formato de imagem com suporte para CMYK.

Mas, o que é CMYK e por qual motivo ele é importante? A sigla CMYK representa o padrão de cor mais usado em impressoras, sendo aditado como a referência principal para criar material gráfico com saída principal em papel. Quando você escolhe uma cor usando esse padrão de mistura, a chance da cor gerada pela impressora ser parecida com o que você visualiza no monitor é muito maior.

As letras da sigla significam:

  • C – Ciano
  • M – Magenta
  • Y – Amarelo (Do inglês Yellow)
  • K – Preto (Do inglês Black – O padrão RGB já usa B para Blue, então foi adotada a última letra do Black)

Se você tem uma impressora jato de tinta em casa, pode consultar as cores usadas no cartucho. Elas provavelmente usam a mistura do CMYK.

O fato de o GIMP não suportar arquivos codificados em CMYK sempre foi tratado como um ponto negativo da ferramenta, pois representava potencialmente um limitador da sua aplicação em projetos relacionados com impressão. É bem verdade que existem meios de contornar esse problema. Por exemplo, ao criar uma peça gráfica ou imagem no GIMP, podemos importar o material no Scribus. Como o Scribus trabalha com CMYK, os arquivos gerados pelo software não tem problema algum com a representação de cores.

GIMP adiciona suporte ao CMYK

Já está disponível em versões de teste do GIMP o suporte para exportar imagens com o padrão de cor CMYK. A nova opção aparece quando exportamos imagens nos seguintes formatos:

  • JPEG
  • TIFF
  • PSD

A nova opção pode ser testada com a versão de desenvolvimento do GIMP 2.99.12 que aos poucos vai recebendo melhorias e deve se tornar a futura versão 3.0.

Essa versão não é totalmente estável, e deve ser usada apenas para fins de avaliação. A versão estável do GIMP mais recente é a 2.10.32, que inclusive tem um curso gratuito disponível pelo Solare.

Como fazer o download dessa versão de desenvolvimento do GIMP? Ao visitar essa página, você encontra as versões experimentais mais recentes.

Fonte: Librearts

Deixe uma resposta