Agora que já temos no Solare um curso dedicado ao uso do Inkscape, é interessante abordar um recurso que pode confundir algumas pessoas usando a ferramenta pela primeira vez. Ao criar qualquer projeto gráfico no Inkscape, você pode e deve salvar seus arquivos no formato SVG. Esse é um acrônimo para Scalable Vector Graphics [ Gráficos Vetoriais Escaláveis]
O formato SVG é um arquivo de texto em linguagem XML que consegue armazenar diversas informações do seu projetos – formas geométricas vetoriais, imagens e texto –, sendo amigável para várias plataformas. Você pode abrir esses arquivos em navegadores web para visualizar seus projetos em alta resolução, já que é tudo baseado em vetores.
Ao usar o Inkscape, muitos se perguntam sobre a diferença entre o formato Inkscape SVG e o SVG padrão. Qual o motivo de ter duas versões diferentes? Aqui está uma explicação sobre cada um dos formatos:
- SVG Padrão: Arquivo de texto que armazena informações sobre seu projeto gráfico e permite a exibição e renderização em alta resolução.
- Inkscape SVG: Como o Inkscape consegue exibir e usar recursos que não são comtemplados pelo SVG Padrão, foi criada uma extensão para o formato. Então, podemos dizer que o Inkscape SVG é uma extensão do formato SVG.
O ponto positivo nesse caso, é que a criação do Inkscape SVG respeita a compatibilidade do formato, e não precisa necessariamente do software para leitura. Isso significa que é possível abrir os arquivos SVG no formato do Inkscape nos mesmos locais em que o SVG padrão funciona.
Qual é o formato indicado para salvar seus projetos? Se você utilizar o Inkscape para produzir qualquer tipo de peça gráfica, o ideal é usar o formato SVG do próprio Inkscape. Você terá apenas vantagens e nenhuma perda de compatibilidade.
Se você leva a sério a longevidade de acesso aos seus projetos para fins de arquivo, é muito importante usar arquivos com padrões abertos para armazenamento. Essas são algumas recomendações para formatos de arquivo:
- SVG (Vetores)
- IFC (BIM)
- DXF (CAD)
Esses três formatos são baseados em texto e garantem o acesso aos seus projetos no longo prazo, independente da plataforma ou software usado.
Quer começar a usar o Inkscape? Você pode conferir mais informações sobre o nosso curso de Inkscape para arquitetura.