Entre os recursos que aparecem com mais frequência na lista de desejos dos profissionais que trabalham com arquitetura ou engenharia está a automação de projetos. Em todos os softwares que usamos, é bem provável que você encontre situações em que, para fazer determinadas tarefas, é preciso repetir as mesmas ações várias vezes.
Entre essas tarefas podemos listar várias situações:
- Adicionar camadas em um software de CAD
- Editar e inserir dados em planilhas
- Alterar partes de um documento detalhando projetos
Por mais diversas que sejam as ações, independentemente do contexto, a automação pode ajudar de maneira significativa. Algumas das ferramentas que usamos possuem módulos que trabalham com automação, mas são complicados e exigem o estudo de linguagens próprias para que você possa tirar proveito das suas opções. Por exemplo, os profissionais que trabalham com CAD associam automação com AutoLISP por muito tempo, mas isso exige o investimento em conhecimento em uma linguagem de script própria do AutoCAD e está restrita apenas ao ambiente de CAD.
Já pensou se fosse possível fazer automação de tudo relacionado com seu ambiente de trabalho, usando uma opção de código aberto? Você pode fazer isso usando uma linguagem chamada de Python, que é gratuita e de código aberto.
Você já usa Python todos os dias, mesmo que não escreva uma linha de código. O motivo disso é que muito do que fazemos na internet usa Python para processar dados. Quer um exemplo? O Google usa Python no seu motor de buscas junto com outras tecnologias.
Mas como isso pode ajudar em projetos de arquitetura?
Seria muita pretensão ensinar a usar Python em apenas um artigo, mas podemos passar alguns exemplos de módulos que podem ajudar no seu cotidiano.
- Pillow: Manipulação e conversão de imagens
- IFCOpenShell: Manipulação de dados BIM
- PyAutoGUI: Automação de interface capaz de controlar mouse e teclado
Com o Pillow é possível editar e converter imagens em grandes quantidades. Se você fez o registro fotográfico de uma obra ou terreno e precisa converter todas essas fotos para um tamanho menor, usando PIL podemos fazer isso com 2 ou 1000 imagens.
Usando IFCOpenShell você pode editar e extrair conteúdo de arquivos IFC com dados BIM. Precisa montar um relatório com base em classes usadas no seu projeto? Usando esse módulo é possível automatizar o procedimento.
Por último, o PyAutoGUI permite fazer automação completa do seu computador com o controle do mouse e teclado. Isso permite economizar tempo em tarefas repetitivas. Qualquer procedimento que exija a repetição de cliques ou inserção de dados, pode ser automatizada com o PyAutoGUI. Dependendo do que você precisa fazer, até mesmo a interação com ferramentas de desenho ou websites.
Esses não são os únicos módulos úteis, e poderíamos citar diversos outros como ezdxf (criar e editar DXF), pyPDF2 (Editar e criar PDFs), e muitos outros
Como usar esses módulos?
Como já mencionamos, seria impossível ensinar Python em apenas um artigo. O objetivo dessa matéria é apresentar os módulos e passar exemplos de como eles poderiam ajudar em projetos de arquitetura e urbanismo. Você agora está ciente sobre as possível aplicações da linguagem em arquitetura, e alguns dos módulos que podem ajudar na automação de projetos.
Quando falo em automação, sempre me refiro a fazer diversas tarefas em sequência sem a necessidade de intervenção. Lembra do exemplo das fotos?
Usar Python não vai ajudar no design, mas na manipulação da documentação proveniente desse design. As vantagens ficam mais evidentes a medida que você aumenta a escala dos projetos e quantidade de arquivos.
O primeiro passo é instalar o interpretador do Python, que pode ser encontrado nesse link. Esse é o software que vai ler os scripts e executar as tarefas. Ele funciona de maneira diferente das ferramentas gráficas que estamos acostumados a usar. O interpretador lê arquivos de texto (scripts) com instruções para executar ações.
Aqui no Solare, você vai aprender a usar dois softwares que usam muito Python como base de processamento:
- FreeCAD
- Blender
Quem sabe no futuro organizamos um curso gratuito de Python para arquitetos! Você teria interesse em aprender Python? Responda no nosso fórum!