Categorias
Softwares

Como são materiais PBR e como acessar bibliotecas gratuitas?

O uso de softwares 3D na concepção de projetos em arquitetura é quase uma necessidade. Dificilmente encontramos um profissional que não use o recurso ao menos como forma de explicar sua proposta aos clientes. Para se trabalhar com ferramentas 3D, é fundamental o cuidado com materiais e superfícies.

A maneira mais simples de aprimorar superfícies em 3D é com o uso de texturas. Quando pensamos em texturas, pode ser algo simples como uma imagem representando pisos de madeira ou tijolos aplicados em paredes.

Mas, se você pretende usar os modelos 3D para fazer o marketing e vendas dos seus projetos, o ideal é investir em realismo e para isso precisamos de materiais especiais. Já faz alguns anos que diversos softwares utilizam um conceito avançado para materiais chamado de PBR ou Physically Based Render [Renderização Baseada em Física] para calcular materiais.

A técnica surgiu como parte de uma pesquisa interna na Disney que foi tornada pública em 2017. Se você quiser conferir a fonte, o arquivo PDF com a pesquisa está nesse link.

Como essa pesquisa se tornou pública, os desenvolvedores de softwares de código aberto tinham liberdade para implementar o método em qualquer ferramenta. Esse foi o caso do Blender, que em meados do mesmo ano recebeu um novo shader chamado Principled BSDF. O que é um shader [sombreador]? É uma fórmula matemática que determina como a luz acaba interagindo com uma superfície.

A fórmula consegue diferenciar a maneira com a qual superfícies únicas interagem com uma cena. Por exemplo, um piso de madeira é diferenciado de outro com cerâmica.

Um dos pilares das superfícies configuradas com materiais PBR é o uso de múltiplas texturas para cada tipo de características. Alguns exemplos de texturas usadas em materiais PBR:

  • Cor (Color)
  • Rugosidade (Roughness)
  • Relevo (Normais)

Cada uma dessas texturas vai controlar o aspecto correspondente da textura.

Materiais PBR no Blender

Como isso se traduz na prática? No Blender, e em outros softwares 3D, o uso de materiais PBR pode ser traduzido na aplicação das texturas usando o Principled BSDF. A imagem a seguir mostra um material com piso de madeira.

Parece complexo, mas é apenas uma maneira visual de conectar imagens.

Observe que existem diversas texturas únicas conectadas no bloco chamado Principled BSDF. O Blender possui um editor de materiais chamado de Shader Editor, que permite manipular todos os aspectos dos materiais.

Para quem nunca teve a oportunidade usar softwares 3D o conceito dos materiais PBR pode parecer difícil de usar, mas é apenas trabalhoso devido a necessidade de usar múltiplas texturas para configurar uma superfície.

Bibliotecas gratuitas de materiais PBR

Quer uma boa notícia em relação ao uso de materiais PBR? Apesar da aparente complexidade na sua configuração, os materiais são relativamente fáceis de encontrar em bibliotecas gratuitas. Aqui está uma lista com alguns locais oferencendo materiais em domínio público:

Algumas dessas bibliotecas oferecem mais de 1000 tipos diferentes de superfícies que podemos usar em projetos para arquitetura. O ponto negativo é que a base de informações está em inglês, o que demanda que qualquer pesquisa por materiais seja feita dessa forma.

Aprenda a usar materiais PBR no Blender

Quer outra boa notícia sobre materiais PBR? O Solare está preparando um curso gratuito sobre Blender, que vai abordar seu uso. O curso está quase pronto e você pode conferir todos os passos necessários para adicionar e usar esse tipo de superfície em projetos para arquitetura.

Deixe uma resposta