Ao desenvolver projetos relacionados com arquitetura e urbanismo é muito comum usar modelos 3D para ajudar em sua visualização e compreensão tanto pelos autores quanto pelos clientes e outros profissionais. Para quem já tem experiência, a leitura de desenhos técnicos é quase imediata, mas as pessoas que não tem familiaridade com desenhos técnicos podem não compreender bem o projeto. É nesse ponto que podemos utilizar modelos tridimensionais para ajudar no entendimento e também no convencimento de que a solução oferecida pelo arquiteto, ou arquiteta, é a melhor para aquela situação.
Além disso, já faz um tempo que os modelos 3D deixaram de ser apenas um apoio para marketing e visualização. Com o uso do BIM (Building Information Modeling), é preciso criar o 3D durante a fase de elaboração do projeto. Nesses casos, é mais fácil usar os próprios modelos 3D gerados em softwares BIM para criar a visualização e material de marketing em softwares como o Blender. Assim é possível adicionar:
- Materiais e texturas
- Iluminação
- Móveis e objetos
É fácil importar arquivos BIM para ferramentas como o Blender!
Importando arquivos BIM
Para facilitar o processo de importação de arquivos BIM para o Blender, você deve preferir o uso de padrões abertos. Ao salvar seus projetos em formatos como IFC, é possível transferir as informações para qualquer software. Se o projeto está salvo em formatos proprietários e fechados, é provável que você tenha acesso aos dados apenas com o uso da ferramenta original. Esse é o caso de projetos salvos no Revit, ArchiCAD e outros.
Se você tem o projeto desenvolvido usando BIM e salvo no formato IFC, o arquivo pode ser importado no Blender usando o BlenderBIM. Esse é um Add-on, que funciona como um plugin ao adicionar a capacidade do Blender importar e gerar dados no formato IFC.
O procedimento é simples:
- Visite o blenderbim.org e faça o download do Add-n
- No Blender, use o painel de preferências para instalar o BlenderBIM (Menu Editar → Preferências → Complementos). Use o arquivo ZIP copiado do blenderbim.org.
- No menu Arquivo → Importar vai aparecer uma opção para importar arquivos IFC
Ao fazer isso, você pode importar arquivos com dados de projetos gerados nas mais diversas plataformas BIM para o Blender. Praticamente todos os softwares voltados para desenvolvimento de projetos usando BIM permitem a exportação de arquivos usando IFC.

Uma das vantagens em usar arquivos IFC no Blender, é que as informações geradas nesses softwares permanecem salvas. Você pode trabalhar na visualização e renderização desses projetos usando todos os recursos do Blender como o Cycles.
Essa é a forma mais fácil e simples de importar arquivos BIM para o Blender, usando o formato IFC com o BlenderBIM.
Quer aprender a usar o Blender? Em breve teremos um curso específico sobre Blender para arquitetura no Solare.