Categorias
Softwares

Blender Apps permitem que você crie projetos interativos

No final de outubro foi realizada a conferência anual do Blender na cidade de Amsterdã e foram anunciadas diversas iniciativas e novidades relacionadas com o software. Entre os anúncios feitos pela Fundação Blender, está um recurso que pode ajudar na criação de apresentações interativas para arquitetura.

Os chamados Blender Apps podem ajudar de maneira significativa no desenvolvimento e marketing de projetos. O conceito dos Blender Apps envolve a criação de uma interface interativa, em que você pode controlar cenas 3D com opções de navegação e controle.

Por exemplo, você pode montar um App relacionado com um projeto de reforma em que a câmera está fixa em um ponto com um pequeno menu para selecionar materiais diferentes. É uma maneira simples e eficiente de oferecer opções visuais para apresentar um projeto.

É possível até mesmo adicionar móveis e objetos na cena usando o mesmo App. Nesse link você encontra um protótipo de como devem funcionar esses aplicativos.

O conceito dos Apps é possível graças ao fato do Blender ser de código aberto e permitir a livre distribuição. Um aplicativo é nada mais do que uma versão do Blender otimizada para funcionar de maneira independente. Ao compartilhar um App você envia um arquivo binário executável com todos os recursos já embutidos.

Para quem já usa o Blender, o formato de compartilhamento e armazenamento dos Apps também muda para arquivos com a extensão “blendx” ao invés do padrão “blend”.

A introdução dos Apps faz o Blender se aproximar de outras ferramentas como a Unreal Engine e Unity para criação de 3D interativo. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas deve aparecer em breve nas versões de teste do Blender.

Se você quiser aprender a usar este poderoso software de 3D, lembramos que o Solare lançou recentemente um curso gratuito sobre Blender para arquitetura.

Todas as apresentações da conferência Blender 2022 estão gravadas e disponíveis no Youtube. Algumas apresentações tiveram como foco o uso do Blender em arquitetura.

Deixe uma resposta