Uma tendência recente nos softwares de modelagem 3D e design é o uso de Nodes, ou Nós, para criação de modelos 3D paramétricos ou baseados em sistemas de programação visual. É um recurso muito usado em plataformas como o Grasshopper em softwares como o Rhino 3D. Todo o processo funciona com base em blocos de informação, que podem ser conectados de maneira semelhante a um fluxograma.
É uma maneira eficiente de criar programação visual para geração de objetos 3D. Se você quiser um exemplo prático de como funciona esse sistema, confira o curso de Blender para arquitetura do Solare, que aborda o uso de nós para configuração de materiais.
Quem está recebendo um novo espaço de trabalho (Workbench) que faz uso de nós é o FreeCAD! Por meio de um a extensão, adiciona-se um novo espaço de trabalho que habilita o uso de nós para modelagem 3D.

Você pode conferir os detalhes dessa nova extensão visitando esse endereço, inclusive com alguns exemplos do que você pode fazer com os Nodes.
Caso você já tenha tido a oportunidade de trabalhar com sistemas baseados em modelagem procedural como o Grasshopper, a adição desse tipo de ferramenta no FreeCAD pode transformar a maneira com que trabalhamos com modelagem baseada em padrões.
Automatização
Qual a vantagem em usar esse tipo de sistema? O grande diferencial no uso de sistemas baseados em nós, é a geometria 3D pode ser criada de maneira automática. Imagine isso aplicado em um edifício comercial. Nesses casos, a fachada dos edifícios é um padrão de janelas e estrutura que se repete várias vezes. Com o uso de modelagem procedural, podemos facilmente criar apenas um pequeno bloco que será usado como padrão, e cada padrão pode ter uma variaçã0: nível de abertura das folhas, das persianas etc..
Depois que esse bloco é criado, você deve:
- Estipular regras para realizar as cópias
- Definir quantas cópias em cada eixo
- Adicionar modificações na escala ou propriedades com base nas cópias
É a ferramenta perfeita para gerar formas complexas em edificações de grande porte. Quer um exemplo de projeto que pode facilmente ser desenvolvido usando modelagem procedural? As obras de Santiago Calatrava geralmente apresentam padrões de repetição e formas que se enquadram muito bem nesse tipo de projeto.
Se você assistiu ao nosso curso de BIM com FreeCAD, é possível já instalar esse espaço de trabalho no menu Ferramentas → Gerenciar Extensões e começar a testar modelagem procedural de imediato. Outra opção é usar o Blender com o seu recurso de Geometry Nodes que já está plenamente funcional e permite criar modelos 3D complexos com base em nós. Você pode aprender a usar o Blender para arquitetura nesse link! É o nosso curso gratuito sobre Blender.