Categorias
Softwares

Como escolher uma placa de vídeo para renderização?

Uma das dúvidas mais frequentes relacionadas com o uso de softwares como o Blender é relacionada com o equipamento necessário para atingir bons desempenhos no render. Se você pretende trabalhar com modelagem 3D e renderização, a escolha do equipamento é muito importante. A renderização de modelos 3D para arquitetura exige um conjunto razoável de processador, memória e placa de vídeo.

Em softwares modernos de renderização, a placa de vídeo desempenha papel crítico no processamento de cenas 3D. Isso é evidente em renderizadores como o Cycles no Blender. Nos ajustes do Blender é possível escolher uma placa de vídeo no seu computador, que será usada para acelerar o render.

Hoje é possível usar placas no Blender de fabricantes como Nvidia, AMD, Intel e Apple (M1 ou M2).

Como saber se um modelo de placa é boa para renderizar com o Blender? Um dos melhores recursos para comparar a performance de diferentes placas, é o Blender Open Data. Essa é uma base de dados organizada pela Fundação Blender com dados enviados pelos próprios usuários. O processo funciona assim:

  1. Você faz o download de uma cena 3D padrão pronta;
  2. Abre no Blender e carrega todos os recursos do projeto;
  3. Renderiza a cena e verifica a performance;
  4. No final é possível reportar a performance e os dados do seu equipamento.

As informações ficam disponíveis na base de dados, e ajudam outros artistas 3D a comparar placas diferentes no mercado. Por exemplo, hoje a placa que apresenta a melhor performance no Blender é a RTX 4090. A segunda colocada é a RTX 4080, que é superior as placas RTX 3090 e anteriores.

Na lista disponível no Open Data é visível a dominância da Nvidia em termos de performance, sendo que as placas AMD e só aparecem em uma longínqua quadragésima posição. Se você estiver planejamento fazer um upgrade ou trocar de equipamento e prentende fazer renderização, é interessante conferir a lista do Blender Open Data. Isso ajuda a fazer escolhas embasadas nas experiências de outros artistas 3D.

Quer aprender a renderizar com o Cycles usando placas de vídeo? No curso de Blender para arquitetura do Solare, você aprende a usar o Cycles para renderizar projetos. A renderização pode ser feita usando o processador ou placa de vídeo. O material do curso demonstra todo o processo necessário. Todos os vídeos são gratuitos e estão disponíveis no nosso canal do YouTube.

Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Deixe uma resposta