Categorias
Softwares

Como começar com o BlenderBIM?

Já publicamos aqui no blog do Solare diversos artigos mencionando a existência de um complemento para o Blender chamado de BlenderBIM. Os complementos no Blender funcionam como plugins que podem adicionar novas ferramentas e opções no software. No caso do BlenderBIM, o que temos é a transformação do Blender em uma poderosa plataforma de modelagem para arquitetura que é capaz de gerar arquivos IFC nativos.

A integração com o FreeCAD foi um dos temas que abordamos em mais de um artigo no passado, e isso provavelmente deixou diversos dos nossos leitores curiosos para saber como começar a usar o BlenderBIM.

Assim como acontece com diversos complementos, o primeiro passo é fazer o download do software no site do BlenderBIM. Ao visitar o site você encontra uma área própria para download, em que podemos copiar o arquivo ZIP com o código do BlenderBIM.

Dentro do Blender, precisamos ir no menu Editar → Preferencias. Nas abas laterias você deve procurar pela aba de Complementos e usar o botão instalar.

Localize o arquivo ZIP do BlenderBIM e inicie a instação. O processo leva apenas alguns segundos, e ao final da instação você pode habilitar o BlenderBIM na lista de complementos do Blender.

O que muda com a instação de um complemento no Blender? No caso do BlenderBIM, você deve perceber que diversas áreas do Blender recebem novas opções e painéis de controle. Por exemplo, a aba de propriedades para cenas exibe opções para criar um projeto BIM usando o BlenderBIM. É nessa aba que devemos começar a configuração de um projeto. Você deve escolher a unidade usada no projeto e o template usado no projeto.

O template no BlenderBIM é importante para carregar uma lista básica de objetos relacionados com arquitetura como paredes e janelas. Isso permite ao BlenderBIM usar um conjunto de objetos já prontos como base. Você pode escolher IFC Demo Library como sendo o seu template.

Depois de escolher o template, use o botão Create Project para gerar seu novo projeto com o BlenderBIM.

Com o template carregado você pode acionar a ferramenta BIM na esquerda da sua interface (Cubo Verde) e usar a aba Ferramenta na direita para acessar as opções de criação do BlenderBIM.

Escolha a classe IFC desejada, que pode ser IFCWallType para gerar paredes. O campo na parte de baixo do selector de classes, permite escolher a espessura da parede. Desse ponto em diante, você pode começar a criar paredes pressionando a tecla SHIFT+A.

As paredes são criadas no mesmo local em que o Cursor 3D do Blender está posicionado.

Você acabou de configurar o seu primeiro projeto com o BlenderBIM! É possível fazer muito mais do que isso com o complemento, mas o objetivo desse artigo era servir como guia para criar um projeto básico. Acompanhe o blog do Solare para mais notícias sobre o BlenderBIM e quem sabe um curso no futuro.

Qual o requisito para usar o BlenderBIM? O primeiro passo é saber usar o Blender. No Solare temos o curso de Blender para arquitetura, que é totalmente gratuito e está disponível no nosso canal do YouTube. O material do curso considera que você não tem conhecimento prévio do Blender, sendo perfeito para iniciantes.

Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Deixe uma resposta