Categorias
Notícias

Blender 3.5 melhora simulação da luz solar para arquitetura

Quando criamos modelos 3D de projetos arquitetônicos, é comum utilizar esse recurso para validar um design ou apresentar a idéia para potenciais clientes. Entre as diversas utilidades dos modelos 3D, podemos destacar o planejamento do conforto térmico do projeto com base na incidência de luz solar.

Qual software podemos usar para simular a interação do Sol com um projeto? O Blender pode ajudar nesse tipo de estudo com o uso de uma ferramenta específica.

O recurso faz parte do pacote de novidades apresentadas pelo Blender 3.5 que melhora o desemprenho do Cycles para renderização, e também algumas ferramentas próprias para arquitetura. Esse é o caso do complemento Sun Position. Os complementos no Blender funcionam como extensões e adicionam novas funções e ferramentas ao software.

Alguns desses complementos já estão pré-instalados no Blender e você precisa apenas habilitar os mesmos no painel de preferências. Esse é o caso do Sun Position, que faz parte das distribuições oficiais do Blender já faz um bom tempo.

O que você consegue fazer com esse complemento? Ao ligar a extensão, você pode associar um ponto de luz presente na cena à posição do Sol. No próprio Add-on você pode também:

  • Definir uma localização para a cena com longitude e latitude
  • Especificar uma data
  • Determinar o horário da simulação
  • Destacar a posição do Norte para alinhar seu projeto

Com tudo isso feito, é possível visualizar o movimento do Sol ao longo do ano em diversos cenários diferentes. Assim você pode ao mesmo tempo planejar o aproveitamento da luz solar para conforto térmico do seu projeto.

Entre as novidades no Blender 3.5 está a possibilidade de visualizar a superfície com a área em que o sol estará presente ao longo do ano. A outra novidade é a visualização do analema correspondente a trajetória do Sol. O termo analema é mais comum em astronomia, e significa algo simples. É a trajetória em formato de oito que o sol descreve no céu.

Você pode exibir essa informação no Blender para conseguir simular com mais precisão a posição do Sol, e para ter uma visão de conjunto sobre o ciclo solar anual naquela região. Com as ferramentas de animação do Blender, você pode até mesmo fazer vídeos que demonstram a incidência do Sol nos ambientes de um projeto.

Como usar esse recurso no Blender? Depois de fazer o download do Blender:

  1. Use o menu Editar →Preferências
  2. Procure por complementos no lado esquerdo
  3. Digite “Sun” no campo de busca
  4. Ative o complemento Sun Position
  5. Você encontra as opções do complemento na aba Mundo

Quer aprender a usar o Blender para arquitetura? O Solare tem um curso de Blender para arquitetura gratuito. Todo o material está no YouTube e abrange o uso específico do software para arquitetura.

Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Deixe uma resposta