Categorias
Softwares

Google Summer of Code 2023 e projetos para arquitetura

Um dos projetos que mais fomenta o desenvolvimento de softwares livres está recebendo submissões de projetos, e pode ter impacto direto na evolução de diversos softwares usados no desenvolvimento de projetos para arquitetura. O que é o Google Summer of Code? Essa é uma iniciativa do Google para fomentar o desenvolvimento do software livre, usando mão-de-obra ociosa no versão do hemisfério norte.

Nesse período, os estudantes universitários estão de férias e tem tempo disponível para realizar projetos relacionados com software livre. Esse evento se repete todos os anos já faz um bom tempo e consegue excelentes resultados para todos os envolvidos:

  • Os estudantes ganham experiência com desenvolvimento de software;
  • Cada projeto aprovado garante uma bolsa para financiar o desenvolvimento;
  • Projetos participantes recebem melhorias e novos recursos;
  • Todos que usam os softwares livres recebem de maneira gratuita as melhorias.

Como funciona o processo de inscrição? Qualquer pessoa pode participar? Para ter acesso aos recursos e financiamento do Google Summer of Code, a entidade responsável pelo projeto precisa fazer uma inscrição. Após ser aceita no projeto, os estudantes podem submeter as propostas.

Geralmente as próprias organizações que fazem a gestão dos softwares livres possuem uma lista de idéias ou projetos. Os estudantes podem escolher e dialogar com as entidades para formular um projeto que tenha mais chance de ser aceito. O desenvolvedor precisa escrever uma proposta e justificar o projeto, que será analisado e pode ser aceito ou recusado.

Ao ser aceito, o estudante terá acesso a um financiamento para realizar o trabalho e também um mentor, que funciona como um gerente de projeto para acompanhar o desenvolvimento. Diversos recursos de softwares que usamos como Blender, GIMP e FreeCAD foram desenvolvidos por participantes do Google Summer of Code.

Quais são os projetos participando em 2023? Aqui está a lista com alguns dos softwares que tem impacto no desenvolvimento de designs para arquitetura:

  • OSGeo (Open Source Geospatial Foundation): Essa é a fundação que cuida de projetos de código aberto relacionados com geoprocessamento como o QGIS.
  • Blender Foundation: A entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão do Blender.
  • GIMP: O editor de imagens mais popular dos softwares livres também está aceitando projetos.
  • FreeCAD: Um dos softwares que está fazendo parte faz pouco tempo do Google Summer of Code é o FreeCAD. Esse ano temos o FreeCAD novamente aceitando submissões.
  • Inkscape: Para qualquer tarefa envolvendo edição de vetores em SVG, o Inkscape é a melhor opção.
  • IfcOpenShell: A entidade responsável pela biblioteca que permite gerar arquivos no formato IFC com Python, está fazendo parte do projeto também!

Esses são os softwares que estão participando e podem receber propostas para melhorias e projetos. A data limite para envio de propostas é o dia 5 de Abril (2023) e até Maio já devemos ter a seleção das propostas aprovadas.

O fato de ter um projeto aprovado não significa que o recurso será efetivamente desenvolvido. Significa que uma pessoa receberá financiamento para trabalhar na proposta. Em anos anteriores já houve casos de recursos que levaram até dois anos para serem finalizados. Depois que o período do projeto termina, os estudantes geralmente seguem com o desenvolvimento para ganhar experiência e currículo.

Para mais informações sobre o Google Summer of Code 2023, você pode visitar os seguintes endereços:

Quer aprender a usar esses softwares? O Solare possui cursos online da maioria desses softwares. Todo o material é gratuito e pode ser consultado no nosso canal do YouTube:

Deixe uma resposta