Categorias
Notícias

Curso de GIMP para arquitetura

Conforme anunciado há algumas semanas, o SOLARE entrou numa nova fase com uma ênfase maior na divulgação e fomento do software livre em arquitetura e engenharia. Uma das iniciativas para ajudar na adoção dos softwares livres é a produção de cursos gratuitos abordando algumas dessas ferramentas. Serão abordados sete softwares: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; e QGIS, de geoprocessamento.

O primeiro curso dessa nova fase já está disponível! Se você quiser começar a aprender e usar software livre, já pode consultar o Curso de GIMP para arquitetura. As aulas estão publicadas no canal do SOLARE no YouTube.

Aqui está uma amostra do que você vai aprender no curso:

Todo o conteúdo do curso é gratuito e ficará disponível no YouTube para que todos tenham acesso. Para facilitar a consulta dos vídeos, você pode usar esta playlist com todos os vídeos em ordem.

O objetivo do curso é mostrar o uso do GIMP dentro do contexto e uso em arquitetura. Seja para editar fotos, renders ou imagens relacionadas com projetos. Nosso objetivo é apresentar o GIMP para quem não tem experiência com a ferramenta.

Essa é uma lista com as aulas:

  • Aula 1 – Introdução ao GIMP: Aprenda a usar o GIMP desde os primeiros passos como o download e conceitos básicos de interface.
  • Aula 2 – Ferramentas de seleção: Um dos pontos fundamentais de qualquer ferramenta que edita imagens são suas opções de seleção. Essa aula aborda os principais métodos de seleção.
  • Aula 3 – Trabalhando com camadas e máscaras: As camadas ajudam a organizar e segmentar partes de uma composição. Você aprende a manipular e criar camadas e máscaras para os mais variados objetivos.
  • Aula 4 – Edição de imagens com vetores e textos: As ferramentas de seleção do GIMP não resolvem todos os problemas de um projetos, e em diversas situações precisamos de algo mais flexível. É nesse contexto que precisamos dos vetores. Aqui você aprende a criar e manipular vetores e textos.
  • Aula 5 – Ajustes em imagens: Algumas das tarefas mais simples de um editor de imagens envolvem o corte, redimensionamento e distorção de fotos. Essa aula aborda essas opções do GIMP.
  • Aula 6 – Ferramentas de pintura e retoque: Entre as opções de edição do GIMP que ajudam a transformar imagens, existem algumas que transformam e mudam o conteúdo das fotos. Nessa aula você aprende a remover e corrigir partes de imagens.
  • Aula 7: Criando uma planta humanizada e compartilhando imagens: Já pensou pegar uma planta ou desenho técnico e transformar ela usando ferramentas de pintura? Você aprende a usar o GIMP e suas opções de pintura para aplicar texturas e efeitos em fotos para elaborar uma planta humanizada.

No total são 45 vídeos em resolução 4K. O professor do curso é Allan Brito, que é arquiteto e faz uso de software livre nos seus projetos desde 2005.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso ou queira debater o uso de software livre em arquitetura, hoje também estamos abrindo o nosso fórum de discussão. Existe uma área própria para discutir sobre o GIMP, e diversas outras ferramentas. É a sua oportunidade de compartilhar conhecimento e fomentar conosco o uso de software livre em arquitetura!

Deixe uma resposta