Migramos nas últimas décadas de um universo que dependia na sua totalidade de máquinas e processos mecânicos para outro controlado por software. Com o uso disseminado de software para determinar os caminhos e métodos produtivos, é com muita segurança que podemos afirmar que persiste um desequilíbrio em termos de conhecimento e controle dos meios de produção.
Se você tem controle do software, é possível determinar os rumos de processos produtivos e criativos, e cobrar uma taxa para que empresas e profissionais possam ter acesso aos meios de produção.
Essa é a realidade dos chamados softwares de código fechado, que correspondem a grande parte dos meios de produção em arquitetura, engenharia e design. Isso se aplica ao setor público e privado.
Como contraponto a esse cenário temos os softwares livres, com código aberto. Esses softwares permitem que qualquer pessoa tenha acesso ao código-fonte para realizar melhorias e alterações. É a forma mais democrática e transparente de promover o desenvolvimento tecnológico e de auditar a relação daquele software com seu computador, com seus sistema, com seus dados pessoais.
Um dos desafios de usar esse tipo de software em áreas como arquitetura, engenharia e design é a baixa disponibilidade em termos de conhecimento e material de apoio. É para atender a essa demanda que surgiu o Solare. Nosso objetivo é disseminar esse conhecimento e fomentar o uso dessas ferramentas em projetos de arquitetura.
Ao longo dos últimos meses a equipe do Solare esteve trabalhando em diversas iniciativas para alavancar o uso dessas ferramentas e oferecer recursos que ajudam no aprendizado.
Novo ciclo
A partir de um acordo de cooperação técnica com o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) estamos começando hoje um novo ciclo de atualizações e oferta de conteúdo especializado para arquitetura voltado para uso e aplicação dessas tecnologias, inclusive com o desenvolvimento em BIM ou apresentação e marketing de projetos.
No Solare você encontrará recursos que poderão auxiliar na migração para um ambiente totalmente baseado em software livre:
- Treinamentos
- Notícias
- Fórum de discussão e debate
Nossa missão é disseminar o conhecimento necessário e promover o debate sobre a necessidade de ter controle sobre o software que usamos para nosso trabalho, ampliando o acesso a essas ferramentas.
Assim que o Solare foi concebido, um plano de trabalho preliminar foi criado com quatro pontos principais. Até o final do ano teremos uma evolução em todos os aspectos listados ali. Um dos destaques será a transformação do nosso site no portal que centraliza informação, debates e o fomento ao uso do software livre em arquitetura e engenharia.
Acompanhe-nos e fique de olho!
Realização
Uma resposta em “Solare 2022: um novo começo”
[…] anunciado há algumas semanas, o SOLARE entrou numa nova fase com uma ênfase maior na divulgação e fomento do software livre em arquitetura e engenharia. Uma […]