Categorias
Softwares

Como funciona o CAD Sketcher do Blender?

Nas últimas semanas o Blender tem recebido muita atenção dos profissionais envolvidos com o desenho técnico e arquitetura, graças a um complemento que transforma a maneira com que trabalhamos no software. O complemento, totalmente gratuito, se chama CAD Sketcher.

Com o CAD Sketcher é possível criar desenhos 2D paramétricos com grande nível de precisão. O objetivo do complemento não é gerar desenhos ou pranchas técnicas, mas ajudar na criação de bases para modelagem 3D.

Por exemplo, ao começar qualquer projeto de visualização 3D no Blender é preciso criar o modelo tridimensional do seu design. Com o uso do CAD Sketcher, é possível adicionar dimensões e restrições para entidades de desenho individuais.

Como funciona? Caso você queira testar o CAD Sketcher, é possível fazer o download do complemento nesse endereço.

O processo de instalação é simples, e requer apenas a seleção do arquivo compactado na área de complementos do Blender. É preciso instalar um módulo adicional chamado Solver Module que é feito diretamente na área de configuração do complemento. Pressione o botão Install from PIP para que o próprio Blender faça o download a instalação.

Depois que o complemento estiver instalado e ativado, podemos começar a desenhar. A maneira mais simples de demonstrar como é possível criar desenhos com precisão é adicionando uma linha.

Passo 1 – Defina o local em que você vai criar seus desenhos

Pressione a tecla N para abrir a barra lateral do Blender, e localize o campo de configurações do CAD Sketcher. Nesse ponto, podemos adicionar no novo Sketch e você vai visualizar o seletor de planos. O ideal nesse ponto é apagar todos os objetos da cena antes de adicionar um Sketch.

Clique no plano desejado para começar a criar elementos como linhas e retângulos. Para desenhos arquitetônicos, é mais comum escolher o plano formado pelos eixos X e Y.

Mude sua vista para o topo (Número 7 do teclado numérico).

Passo 2 – Adicione uma linha

Na barra de ferramentas do Blender, você encontra a lista de elementos que podem ser adicionados em um Sketch e o mais simples é a linha. Selecione essa opção e crie uma linha.

Alguns pontos importantes sobre o CAD Sketcher:

  • O complemento trabalha com snap automático para deixar suas linhas na horizontal ou vertical;
  • Ao criar mais elementos de desenho, você consegue usar o snap automático para unir extremidades das linhas.

Qual a dimensão dessa linha? No processo de desenho, é possível usar a criação livre e baseada apenas na marcação de pontos com o mouse. Mas, precisamos definir um tamanho para trabalhar com arquitetura.

Passo 3 – Usando constraints para definir tamanhos

O método usado pelo CAD Sketcher para definir dimensões é baseado em constraints ou restrições. Na barra lateral podemos visualizar a lista de constraints e temos lá a opção Distance.

Selecione a linha que acabamos de criar e acione o botão o constraint chamado Dimension.

Isso fará com que apareça algo semelhante a uma linha de cota.

Agora, podemos clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a linha de cota, e alterar a dimensão dessa linha no campo que exibe a distância.

Digite o valor da dimensão e pressione ENTER. A linha será alterada e atualizada para refletir a nova dimensão. No caso do exemplo anterior, foi digitado o valor 7 como sendo a dimensão da linha.

Basta seguir o mesmo procedimento, para gerar desenhos mais complexos.

CAD Sketcher ajuda na modelagem

Como você pode perceber, o processo de criação usando o CAD Sketcher é bem diferente do que estamos habituados a trabalhar no Blender. Mas, ele apresenta inúmeras vantagens. O controle sobre as dimensões dos objetos é o grande destaque.

O objetivo aqui é criar uma base para posteriormente gerar modelos 3D com grande controle sobre a precisão e dimensões.

Aprenda a usar software livre para arquitetura

Se você ainda não sabe usar o Blender, o Solare tem um curso de Blender para arquitetura gratuito. Todo o material está no YouTube e abrange o uso específico do software para arquitetura.

Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Deixe uma resposta