Sempre que um profissional começa a usar softwares livres para desenvolver seus designs, uma dúvida em relação a manutenção dessas ferramentas acaba surgindo. Os softwares livres são uma escolha realizada com base em diversos fatores, sendo que o fato dos mesmos oferecerem arquitetura aberta é de longe o mais atrativo. Mas, é possível que esses softwares se tornem fechados?
Essa é uma dúvida comum entre pessoas que começam a usar os softwares. A resposta mais simples para essa pergunta é: depende.
O principal fator que delimita essa resposta é o tipo de licença usada para distribuir as ferramentas. Podemos classificar essas licenças em dois grandes grupos. No primeiro deles temos as chamadas licenças permissivas como:
Essas licenças permitem com que os desenvolvedores dos softwares distribuam os projetos de maneira diferentes, e até mesmo mesclem partes abertas e fechadas dos softwares. Em teoria, os softwares que usam essas licenças poderiam passar a ser distribuídos de maneira fechada.
O segundo grupo engloba as licenças de copyleft em que temos a mais popular de todas chamada de GNU-GPL. Esse tipo de licença é draconiana em relação à distribuição dos softwares e compartilhamento. Ao fazer qualquer contribuição ou usar código distribuído usando a GNU-GPL, você é obrigado a compartilhar da mesma forma.
Na prática, isso impede que o código-fonte desses softwares possa ser fechado para distribuição futura.
Respondendo a pergunta que é o título desse artigo, se a licença do software livre for GNU-GPL é quase impossível que o mesmo se torne fechado. Nos casos das licenças permissivas, o risco existe, mas seria o fim do projeto. Fazer com que um software distribuído de maneira aberta se torne fechado vai contra toda a filosofia e princípios que regem a existência desses projetos.
Quais softwares são distribuídos usando a GNU-GPL? Aqui está uma lista com algumas das ferramentas que não correm risco de se tornarem fechadas:
Gostou da lista? Quer aprender a usar esses softwares? No Solare você encontra cursos voltados para a aplicação dessas ferramentas em arquitetura:
- Curso de GIMP para arquitetura
- Curso de Inkscape para arquitetura
- Curso de Scribus para arquitetura
- Curso de Blender para arquitetura
- Curso de QCAD para arquitetura
- Curso de BIM com FreeCAD
- Curso introdutório de QGIS para planejamento territorial e ambiental
Os cursos do Solare foram produzidos graças ao apoio da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).