Quando você começa a trabalhar com softwares de código aberto, os benefícios dessa filosofia de distribuição e compartilhamento de aplicativos tornam-se evidentes nas vantagens e no acesso a diversas plataformas. Ao iniciar um projeto relacionado à arquitetura, é possível estabelecer uma base tecnológica robusta com opções como QCAD, Blender, FreeCAD, GIMP, QGIS e Inkscape.
Entretanto, a filosofia do compartilhamento de código vai muito além dessas aplicações e projetos. Existem diversas iniciativas voltadas à criação de padrões de arquivos abertos que facilitam a transferência de informações entre diferentes softwares. Isso evita situações em que o material produzido em um software se torne inacessível quando se perde o acesso àquela ferramenta.
Um dos exemplos de tais padrões é o IFC [Industry Foundation Classes], que está se consolidando como um dos melhores para armazenamento de projetos usando BIM. Há também outras iniciativas, como o USD (Universal Scene Description), desenvolvido pela Pixar e que rapidamente ganha adeptos em várias áreas.
Quer um exemplo de aplicação na arquitetura? Se você assistiu ao curso de Blender para arquitetura do Solare, deve se lembrar que falamos sobre o formato PBR na aula sobre materiais. É um material que simula de maneira realista as características de superfícies e é composto por múltiplas texturas, exigindo um tempo considerável para ser configurado.

Procura uma maneira mais ágil de configurar esses materiais? Basta usar o formato USDZ. Uma das bibliotecas com materiais gratuitos recomendados no curso de Blender para arquitetura converteu todos os seus materiais para o formato USDZ.
Por exemplo, ao baixar um material como esse piso de madeira, você pode optar por formatos como PNG ou JPG.

E o USDZ? A vantagem dessa biblioteca é que todos os arquivos ZIP contendo materiais já estão em formato compatível com o USDZ. Ao renomear a extensão de ZIP para USDZ, o arquivo já se ajusta ao formato desejado. Depois, basta acessar o menu Arquivo → Importar → Universal Scene Description no Blender para configurar o material automaticamente.

Em seguida, selecione uma superfície no Blender e aplique o material.
Como isso funciona? O que são materiais PBR? Todas essas questões são abordadas em detalhes no curso de Blender para arquitetura, que é oferecido gratuitamente.