No contexto acadêmico de arquitetura, os softwares de CAD são frequentemente introduzidos aos estudantes nos primeiros semestres de faculdade. O AutoCAD, em particular, é uma escolha comum entre as instituições para a criação de desenhos técnicos. Essa escolha acaba resultando em uma grande base de estudantes que já saem das instituições conhecendo apenas o AutoCAD.
No Solare, adotamos uma abordagem diferente: recomendamos o QCAD.
O QCAD é uma ferramenta de código aberto e gratuita. Acreditamos no seu potencial, e inclusive, oferecemos um curso de QCAD para arquitetura, que pode ser acessado gratuitamente através desse link.
Uma preocupação comum entre os profissionais e estudantes é a migração de um software amplamente conhecido, como o AutoCAD, para outro menos disseminado. Com a familiaridade e muitos anos de uso daquele programa, muitos têm receio de não encontrar no QCAD as ferramentas familiares do AutoCAD. A transição pode parecer complexa e até mesmo impossível. Mas não é bem assim. Na verdade, diversas ferramentas e procedimentos são bastante similares ou mesmo idênticas.
Comparando Ferramentas: Offset
Tomemos, por exemplo, uma ferramenta frequentemente utilizada em desenho técnico: o Offset. No AutoCAD em português, a função offset é traduzida como “deslocamento”. No QCAD, mantém-se o termo original, “offset”. Ambas, no entanto, possuem a mesma funcionalidade. No AutoCAD, a função é acionada através da linha de comando ou do ícone correspondente, onde se especifica a distância e o lado de cópia paralela.

Começando o Offset / Deslocamento

Configurando a distância

Criando a cópia paralela
Já no QCAD, o processo é semelhante, com ligeiras diferenças na interação com o software: a especificação da distância é feita na barra de contexto, e ao invés de selecionar a linha com um clique, basta passar o mouse sobre ela. É possível começar o Offset pela linha de comando (atalho de teclado “OF”), ícones ou menu (Modificar).

Começando o Offset / Deslocamento

Configurando a distância

Criando a cópia paralela
Perceba que, no QCAD, é possível já aumentar o número de cópias, algo que exigiria o acionamento complementar do comando Array no AutoCAD. Para fazer o Offset da linha até um ponto específico, também com possibilidade de mais cópias, o comando do QCAD é o Offset throught Point (botão à direita do anterior, com atalho de teclado “OH”). O funcionamento fundamental é o mesmo em ambos os programas, com variações mínimas na operação e ainda com a vantagem da multiplicação!
A intenção deste artigo é demonstrar que a migração do AutoCAD para o QCAD, mesmo para aqueles com ampla experiência no primeiro, não é um processo complicado. Para aqueles interessados em aprender mais sobre o desenho técnico no QCAD, não se esqueçam de conferir nosso curso de QCAD para arquitetura disponível no Solare.