Categorias
Eventos

1º Seminário Solare acontece nos dias 30 e 31 de outubro

O projeto Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare) irá promover o 1º Seminário Solare nos dias 30 e 31 de outubro. Segundo o coordenador do projeto, Danilo Matoso, será um importante momento para agregar novas pautas e dialogar com novos atores, tanto na área política, quanto na área acadêmica. “A adoção de softwares livres e de formatos de arquivos abertos por órgãos públicos e na contratação de obras públicas é um importante vetor de fomento a estas tecnologias. Acreditamos que a universidade ainda é o melhor lugar para formar profissionais capacitados a trabalhar com elas”, ressalta. 

O evento, realizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), CAU/BR, CAU/RJ, CAU/SP, CAU/RS e CAU/MG, e com apoio do CAU/PR, CAU/MS e CAU/BA, ocorrerá no Rio de Janeiro, em formato presencial, no auditório da sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado, localizado na Av. República do Chile, 230 – 23° andar.

A programação do seminário com os nomes dos palestrantes está em seus ajustes finais e o evento será composto por uma mesa de abertura na noite do dia 30 e por três mesas temáticas na tarde do dia 31, tratando sobre os seguintes temas: “Políticas públicas e softwares livres”; “Aplicação dos softwares livres em pesquisas e práticas acadêmicas”; e “Criação e desenvolvimento de softwares livres”. Alguns nomes já confirmados incluem a deputada federal, arquiteta e urbanista Denise Pessôa (PT/RS), a conselheira do CAU/BR por Rondônia, Cristina Barreiros, que falará em nome da Comissão Especial de Políticas Profissionais (CPP), o sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sérgio Amadeu e o desenvolvedor da ferramenta BlenderBIM, o arquiteto australiano Dion Moult. Fechará o evento a palestra do arquiteto sul-africano Lloyd Bussio, do Urban Flux Studio, que vem usando Blender-BIM para desenvolver seus projetos.

A presidente da FNA, Andréa dos Santos, aponta que investir em iniciativas que tenham como foco promover o crescimento e aprimoramento da categoria é uma ação que vai de encontro aos objetivos da federação. “O Solare foi criado para fomentar e divulgar o desenvolvimento de softwares livres, tão necessários à prática da arquitetura, urbanismo e engenharia. Sabemos que muitos dos programas utilizados no dia a dia da nossa profissão são caros e, por este motivo, diversos profissionais se vêem em dificuldade para desenvolver o seu trabalho. Queremos que todos tenham a oportunidade de crescer profissionalmente, reduzindo drasticamente o custo de manutenção, e evitando que utilizem softwares não autorizados”, reforça.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Pablo Benetti, afirma que o uso de softwares livres abre enormes possibilidades de trabalho sem infringir nenhuma legislação para a grande maioria dos arquitetos e escritórios. “Aqueles que estão começando a vida profissional têm neste recurso uma possibilidade de usar ferramentas de projeto e gestão de obras com custos mínimos, ajudando na fixação dos profissionais no mercado de trabalho. O Seminário vai permitir colocar em contato desenvolvedores, usuários e o poder público. Nós imaginamos que deste evento poderá sair uma série de estratégias para a difusão e popularização dos softwares livres.”


Coloque na agenda: 

1º Seminário Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia 
Quando: 30 e 31 de outubro 
Local: auditório do CAU/RJ 
Inscrição pelo Sympla: Clique aqui

Programação:

Segunda-feira, 30/10

18h Abertura do evento 

Denise Pessoa (Deputada Federal)
Nadia Somekh (CAU/BR)
Pablo Benetti (CAU/RJ)
Andrea dos Santos (FNA)
Tiago Holzmann (CAU/RS)
Maria Edwiges Leal (CAU/MG)
João Augusto Albuquerque Soares (CAU/MS)
Milton Zanelatto (CAU/PR)
Poliana Risso (CAU/SP)
Matheus Kremer (FENEA)
Odilo Almeida (IAB/CEAU/BR)
Roberto Freire (Fisenge)
Rodrigo Bertamé (SARJ)

18h30 Palestra: Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia
Danilo Matoso (Coodenador do Solare / FNA)

19h Palestra: Liberte-se! Software livre e universalização do acesso à tecnologia
Debatedor: Danilo Matoso (FNA)
Convidado: Yorik van Havre 

20h Encerramento do 1º dia do Seminário

Terça-feira 31/10 

15h Abertura do evento  

15h30 Mesa: Políticas públicas e  softwares livres 

Mediação: Thiago Holzmann (CAU/RS)
Denise Pessoa (Deputada Federal, RS)
Tatiana Roque (Secretária de Ciência e Tecnologia do Município RJ)
Cristina Barreiros, CAU/BR

17h Mesa: Aplicação dos softwares livres em pesquisas e práticas acadêmicas
Mediação: Tanya Collado (CAU/RJ)
Sérgio Amadeu (professor UFABC)
Josir Gomes (Mov. Programing Historian)
Valério Medeiros (professor UnB)

18h30 Mesa: Criação e desenvolvimento de softwares livres 
Mediação: Allan Brito
Bruno Perdigão (Brasil)
Dion Moul (Austrália)
Dalai Felinto (Holanda)

20h Palestra de encerramento: Desenvolvimento de projetos em softwares livres 
Mediação: Pablo Benetti (CAU/RJ)
Lloyd Bussio (África do Sul)

21h Premiação Imersão Solare
Tanya Collado, CAU/RJ e Danilo Matoso, FNA

21h30 Encerramento 

Inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-solare-de-softwares-livres-para-arquitetura-e-engenharia/2196135?referrer=www.caurj.gov.br.


Fonte: fna.org.br.

Deixe uma resposta