Categorias
Softwares

Blender 4.0: Mais um recurso para arquitetura

O Blender 4.0 está prestes a melhorar a modelagem 3D com uma série de inovações, especialmente no contexto da arquitetura. Uma mudança aparentemente pequena, mas incrivelmente impactante, foi introduzida na forma como manipulamos modelos 3D, como paredes, portas e janelas. Esta alteração está ligada à funcionalidade da tecla ALT.

Antes desta atualização, especificamente na versão 3.6, os usuários enfrentavam desafios ao tentar transformar objetos em 3D. Durante uma transformação, como orbitar um modelo ou alterar uma vista ortogonal, era impossível aplicar simultaneamente uma transformação e ajustar o ângulo de visão. Isso complicava operações como mover um objeto para um local específico, principalmente quando o ângulo de visão completo do ponto de destino não estava claro, tornando difícil capturar pontos específicos, seja usando snap ou coordenadas.

Com a chegada do Blender 4.0, essa limitação foi superada. Agora, ao realizar uma transformação em 3D, mantendo pressionada a tecla ALT, os usuários podem modificar a visualização ou a órbita de um objeto antes de concluir a operação. Isso permite rotacionar o modelo 3D e ajustar o ângulo de visão, facilitando a execução de tarefas, como alterar a vista ortogonal.

Essa refinada flexibilidade, embora pareça uma mudança simples, habilitando apenas a tecla ALT, promete ser uma melhoria significativa, especialmente para a modelagem focada em arquitetura. Aqueles que já utilizaram o Blender para criar modelos 3D em arquitetura provavelmente enfrentaram dificuldades que a versão 4.0 visa resolver, tornando o procedimento muito mais acessível e eficiente.

Para aqueles que estão ansiosos para começar a usar o Blender agora mesmo, está disponível um curso de Blender para arquitetura em forma de playlist no YouTube. O curso não usa a versão 4.0, mas apresenta a base necessária para começar com o Blender.

Deixe uma resposta